Qual é o papel do professor na formação social de seus alunos?

Falar a respeito do papel do professor na formação social do aluno é um assunto que nos remete à nossa própria caminhada enquanto seres humanos. Afinal, todos já frequentamos aulas e sabemos o quanto essa experiência pode ser profunda e importante.

A escola é muito mais do que um lugar para aprender a ler, escrever e fazer contas. É nela onde temos nossas primeiras experiências em sociedade, aprendendo a dividir espaços com pessoas tão diferentes. Recebemos instruções e sabemos logo de início que os professores são as autoridades, mediadores de exemplos e profissionais importantes para nossa formação enquanto seres humanos. Assim também é na escola que se aprende ouvir, respeitar e procurar aprender no coletivo. De forma geral, podemos dizer sem nenhuma dificuldade que é o professor o responsável por nos passar as primeiras lições de como deve ser o convívio social.
         

     Por estes e outros motivos, crianças, adolescentes e até adultos são altamente impactados pelo professor, esta figura tão importante para a sociedade que é capaz de transformar vidas. A convivência diária cria laços que não podem se desfazer tão rápido. Aquele que ensina acaba causando certo fascínio mesmo que inconsciente, e tudo que o professor fala e transmite estimula a reflexão.

A importância do papel do professor na formação social do aluno

            A cidadania é algo que se aprende através do convívio com outras pessoas e de valores éticos e morais que são observados. A formação social, portanto, é fundamental para que possamos viver em comunidades, aceitando as diferenças e compreendendo os direitos e deveres de cada um.

            Por isso, é importante que o professor reconheça seu papel na formação social do aluno e priorize a construção de uma relação de confiança.

            Além disso, é preciso ir mais adiante do que apenas repassar conteúdos focados apenas em aprendizagens de cunho cognitivo, afinal de contas, o papel do professor na formação social do aluno é uma de suas tarefas mais nobres e difíceis.       

            Para exercê-lo de forma satisfatória, portanto, é preciso trabalhar visando garantir formação completa do indivíduo, envolvendo os aspectos sociais que também são muito importantes para que possamos garantir a criação de cidadãos mais conscientes da própria realidade.

            Ações como: respeitar os idosos, cuidar e preservar a natureza, aprender sobre empatia e responsabilidade social são de extrema importância desde a mais tenra idade.

            Por isso, lembremos também que o professor não se limita apenas à sala de aula, ele é parte de uma relação que pode e deve se estender para fora dela, como por exemplo, a parceria com a família na busca da formação de um cidadão consciente e em constante evolução.    Assim, reconheça e valorize os professores, o único profissional com o poder do olhar transformador!

Fale Conosco

(54) 3358-3048
Rua: 14 de Julho, 237
Centro - Lagoa Vermelha
CEP: 95.300-000
 

Localização

Sistema de Ensino